quarta-feira, 30 de abril de 2014

Tapiocarias, Bares de Praia, Botecos e Botequins

A tapiocaria é um segmento gastronômico que vem tomando força nos últimos anos aqui em Natal. Os locais se propões a misturar o sabor dos diferentes recheios, doces ou salgados, com a ambientação do espaço, natural ou sofisticado, oferecendo aos clientes a agradável degustação de uma das nossas melhores iguarias. A tapioca, protagonista da história, é uma iguaria brasileira, de origem indígena, feita com fécula extraída da mandioca. Hoje recebe diversos tipos de recheio e até já virou sabor de sorvete. As melhores tapiocarias de Natal estão localizadas na região Sul da cidade, e é por lá que começaremos nosso roteiro:

Cangapé Tapiocaria: 

Localizada na Av. João Ferreira de Melo, em Capim Macio. O local foi descrito como agradável pela maioria dos frequentadores e a comida regional foi bastante elogiada. 


Ambiente com características regionais, não só no cardápio, mas na decoração também. Os sabores mais pedidos são: 


Tapioca de creme de carne de sol.

  
Tapioca de queijo.


Tapioca com queijo qualho e carne de sol.

Tapiocaria da Vó: 

Localizada na Vila de Ponta Negra, mais precisamente na Rua Manoel Coringa de Lemos, Nº 478 e abrindo de quarta à domingo das 10h às 22h; a Tapiocaria da Vó propõe não só uma boa refeição, como também uma viagem pela história da Vila e suas tradições. Funciona hoje no espaço cultural da Vila, local onde encontram-se diversas atividades culturais como danças, quadrilhas, entre outros. A "vó" é a dona Maria de Lourdes, uma das rendeiras mais conhecidas na cidade. 

A Tapiocaria oferece tapioca caseira com recheios de frutos do mar, e produtos típicos regionais. Além de refeições de frutos do mar. 


O ambiente é bem alegre e descontraído, para que o turista se sinta à vontade e se encante pela cultura mostrada no local, especialmente as rendas de bilro. 


As comidas são preparadas em panelas de barro, e são servidas também em travessas que lembram artefatos indígenas. O ambiente é simples e bem tradicional. 


A tapiocaria é comandada pelo Joka, filho de dona Maria de Lourdes, que administra o local procurando manter ao máximo as tradições como diferencial. A família está no ramo de bares e restaurantes há algum tempo, possuindo o quiosque K-9, localizado na orla da praia de Ponta Negra.

Casa de Taipa: 

Localizada na Rua Dr. A.B. de Araújo, Nº 130-A, no Alto de Ponta Negra, a tapiocaria Casa de Taipa é hoje a mais importante no segmento e a mais visitada. Há 10 anos no mercado, dispõe hoje de um cardápio com cerca de 42 tipo de tapioca.


A casa funciona todos os dias da semana a partir das 17h.


O ambiente é descontraído, praieiro e com ornamentação típica. 


A cozinha possui equipamentos de modernos que auxiliam bastante no preparo dos pratos e os funcionários são qualificados, treinados e especialistas nas receitas que a casa oferece.

As principais pedidas da casa são: 


Tapioca tradicional com queijo que leva orégano e coentro na massa, com talinhos de cenoura por cima para ornamentar. Para dar mais sabor o cliente pode optar por colocar fios de azeite por cima da tapioca. 


As tapiocas doces que mais fazem sucesso são as super recheadas com doce de leite e goiabada. As folhinhas de hortelã por cima ajudam a ornamentar o prato. 


A novidade do momento que você só encontra na Casa de Taipa é a Bruschetta de tapioca. 
  

E para se refrescar você pode escolher qualquer um dos sucos naturais oferecidos, ou optar pela batida de coco que é uma das bebidas mais pedidas da casa.

Na rota dos passeios turísticos realizados em Natal, especialmente passeios de Buggy e Citytour, mostramos ainda dois lugares, que podemos chamar de pioneiros no segmento Tapiocaria. São eles:

Cia do Suco: 

Localizada no Centro de Artesanato da Praia dos Artistas, inicialmente era point de lanche dos surfistas, oferecia tapioca recheada com diversos sabores e sucos especiais com a mistura de frutas, e foi um dos primeiros estabelecimentos a utilizar o nome tapiocaria em Natal. 


Mercado Público da Redinha: 

Situado no Largo João Alfredo no Bairro da Redinha, o Mercado da Redinha, como é popularmente conhecido, oferece há anos a famosa comida típica Potiguar, ginga com tapioca, apreciado geralmente com água de coco, cerveja e a caipirinha. Além de apreciar a vista da paisagem que mostra o encontro do rio Potengi com o Mar e o Forte dos Reis Magos do lado oposto. 





Aproveite a visita e Bom Apetite! 

Bares de Praia: Old Five

Localizado no pé do Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, o Old Five estreou em 2010 com apenas 4 mensas na areia da praia. A área próxima ao morro, que antes era desvalorizada, hoje é uma das áreas mais nobres da praia de Ponta Negra.



O restaurante tem como diferencial a preocupação com o bem-estar do cliente. Visando atender com cada vez mais qualidade o Bar oferece segurança privado e estacionamento. O Old Five disponibiliza ainda rede wi-fi gratuíta e de qualidade para que seus clientes acessem seus perfis nas redes sociais e divulguem a imagem do restaurante. Já foram realizadas até promoções através de check-in.



No cardápio podemos encontrar muitos pratos a base de frutos do mar, petiscos tradicionais de praia como o conhecido filé com fritas ou macaxeira frita, caldos de diferentes especialidades e ainda um leque bastante variado de drinks e bebidas nacionais e importadas.


Barramares: 

Com duas unidades localizadas aos extremos de Natal, mas dentro das rotas turísticas mais visitadas, sendo a primeira unidade em Cotovelo, que atende ao público que visita o litoral Sul, e a segunda unidade, na praia da Redinha Nova, que atende ao público que está a passeio pelo litoral Norte, o Barramares tem um cardápio também com base em frutos do mar, com poucas variações, e o destaque do restaurante é o caranguejo. Preparado de formas diferentes, tem preços variados e o diferencial é que o cliente pode ver a criação de caranguejos e até escolher o seu, ainda com vida.
A infraestrutura do ambiente é moderna e arejada, inclui piscina, espaço infantil, chuveiros e as duas unidades estão localizadas a poucos metros da praia. O atendimento é bom, mas dependendo do dia pode ser demorado.





Camilla's Beach Lounge: 

Localizado a beira mar em Ponta Negra, bem ao lado do Morro do Careca, o Camilla's Beach Lounge abre durante o dia e à noite. Comandado pela Chefe Martha, o restaurante e beach lounge serve durante o dia um cardápio de petiscos, tapas e pratos executivos, e à noite o destaque vai para a cozinha fusion espanhola, colombiana e brasileira. Nas bebidas o destaque fica por conta da cerveja gelada, dos bons drinks e da sangria tipicamente espanhola.
Para chegar ao Bar é preciso estacionar o mais próximo possível do Morro do Careca e seguir caminhando cerca de 40 metros. É o primeiro bar da Praia. Único Bar em Natal que possui Narguilé em cada mesa.



Botecos e Botequins: Benditas Boteco

A construção lembra um pouco as gregas e algumas típicas da beira-mar do mediterrâneo. Internamente há uma área coberta e uma descoberta. Tem um balcão que funciona como american bar com seis lugares e 21 mesas, comportando um total de 90 pessoas. A decoração é toda com fotos de ícones da música e cinema. Muito legal. James Dean, Marilyn Monroe, Humphrey Bogart e Elvis Presley dividem espaço com Chico Buarque, Milton Nascimento e Elza Soares. O cardápio é recheado de opções típicas de boteco e com títulos bem sugestivos. Fica localizado na Rua Monsenhor Severiano, 535, no bairro de Petrópolis. Funciona de terça à sexta das 17h00 à 01h00 e aos sábados do meio dia à meia noite com feijoada e música ao vivo a partir das 16h00.




É uma ótima opção para os turistas que querem conhecer a vida noturna da cidade, conhecer pessoas locais e saborear um dos petiscos mais apreciados na noite natalense, o velho filé com fritas.


Tom Maior: 

Ambiente descontraído e agradável para as pessoas que curtem música de qualidade, petiscos saborosos e variados, bem como cerveja gelada. Esse botequim surgiu de uma idealização do casal e proprietários Isabel Andréa e Celso Evangelista, após sentirem a carência de lugares onde as pessoas possam reunir os amigos para uma boa conversa e se divertirem ao som de bandas que resgatam a poesia, o sentimento, a juventude dos mais velhos e o futuro dos mais jovens.
É no contexto de apreciação e resgate da música brasileira que o Tom Maior Botequim decorou seu ambiente: peças antigas, fotos de artistas, LP’s, caricaturas e trechos de grandes sucessos da MPB pintados na parede. Além do aconchego desse espaço, há uma programação diária de bandas com repertório diversificado, sempre priorizando a qualidade musical. O destaque desse Boteco é o site, que é bastante dinâmico com cardápio online, galeria multimídia, promoções, mapas e a programação diária com as bandas que se apresentam no local.  http://tommaior.com/
Fica localizado na Rua São José, 2184, ao lado do Maturi Restaurante. 





Botequim Tá Na Hora:

Localizado em Ponta Negra, local de maior concentração turística de Natal, é uma ótima opção para quem procura uma boa bebida, petiscos com preços acessíveis e uma conversa sem compromisso acompanhada de uma ótima programação musical. Tentando agradar a toda clientela, a casa oferece requinte, qualidade de serviço e uma culinária fantástica, o cardápio elaborado com todo bom gosto, combina uma cozinha clássica de botequim com toque de modernidade e muito sabor, com produtos frescos, comidinhas em porções fartas e bem selecionadas. O Botequim Tá Na Hora oferece o que tem de melhor, sempre ao gosto do cliente, com sabor de comida caseira.
Funciona das terças as sextas das 18h00 às 02h00, abrindo sábados das 12h00 às 01h00 e domingos das 15h00 às 00h00. Fica localizado na Rua Francisco Gurgel, 47, Ponta Negra. 





Ponta Negra possui uma série de bares e botecos que são bastante frequentados pelos turistas que normalmente se hospedam na região. A maioria dos bares e botecos em Natal têm um cardápio bastante parecido, tomando como diferencial o preço, tamanho das porções e a forma de preparo. Quem circula a noite pelo bairro, especialmente a pé, tem a oportunidade de conhecer não só bares e botecos maiores, que são também muito frequentados pela população local, como também podem apreciar a gastronomia dos pequenos botecos de rua. 


Por: Erica Oliveira, Jasiel Vieira, Rejane Marcolino, Rayane Pessoa, Ana Luiza Arruda, Karoline Gibson e Conceição Pessoa.

Sejam Bem-Vindos e Bom Apetite!




Boa Noite, gente!
Está entrando no ar hoje o Gastronomia e Turismo. Um gastroblog que tem como objetivo apresentar os principais pontos de alimentação em Natal, além de criar roteiros gastronômicos que englobem as rotas dos diferentes passeios turísticos oferecidos na cidade.
Em nossas primeiras matérias vamos dar destaque para os segmentos mais encontrados pelos turistas, que são: Bares de Praia, Bares e Botecos e Tapiocarias.

Aproveitem a leitura, as dicas, as comidas e BOM APETITE! ;)